Mentalidades matemáticas na educação infantil
Indisponível
Material: Papel
Categoria: Livros - Educadores
Autor: Jo Boaler, Jen Munson, Cathy Williams
ISBN: 9786559760596
Editora: Instituto Sidarta
R$ 92,70 à vista
ou 2 x R$ 52,00 no cartão
Avise-me quando chegar
Descrição
Apresentar noções de Matemática antes da alfabetização é um dos pontos defendidos pela professora da Universidade de Stanford e cofundadora do Centro de Pesquisas Youcubed, Jo Boaler, no seu novo livro “Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil”. Lançada em 2021 nos Estados Unidos, a obra foi traduzida e adaptada para a realidade brasileira pelo Instituto Sidarta. Marina França, gerente de inovação educacional do MM e revisora técnica do livro, explica que o trabalho não se limitou à questão linguística.
“Não é apenas uma tradução do livro. Nosso trabalho foi o de adaptar, ou como dizemos aqui, ‘tropicalizar’ o conteúdo, levando em conta o currículo brasileiro e a organização proposta pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).”
Escrito por Boaler, Cathy Williams, cofundadora do Centro de Pesquisas Youcubed (Stanford) e Jen Munson, professora da Universidade de Northwestern, o livro propõe o envolvimento ativo das crianças com a Matemática e reúne atividades que refletem as mais recentes descobertas da neurociência sobre a aprendizagem. A obra apresenta atividades simples que podem ser feitas por professores em salas de aula, mas também por pais e mães que queiram estimular noções matemáticas nos filhos.
Com perguntas envolventes e recursos visuais que ajudam as crianças a se entusiasmarem com a Matemática, o livro é organizado em torno de grandes ideias que enfatizam conexões a serem usadas com qualquer currículo, como:
Usando os dedos como números;
Entendendo a quantidade física dos números;
Conversando sobre formas e construindo formas;
Descrevendo e classificando objetos.
“O objetivo é trabalhar os temas essenciais da Matemática que vão ajudar o desenvolvimento integral dessa criança tanto na Educação Infantil quanto nos anos seguintes”, destaca Marina.
Possui 240 páginas.